Como posso obter assistência médica em Londres?

Para obter assistência médica em Londres, você deverá se registrar em um GP (Médico de Medicina Geral ou Médico de Família) no Centro de Saúde (General Practice). O Centro de Saúde é o local onde você deverá dirigir-se primeiro no caso de um problema médico. O seu Médico de Família é a pessoa indicada para solicitar aconselhamento e, se necessário, ele pode encaminhá-lo para outros serviços.

Como posso efetuar o registro?

Você pode encontrar o Centro de Saúde mais próximo pelo site da My Health London (www.myhealth.london.nhs.uk), do site NHS Choices (www.nhs.uk) ou na lista telefônica local.

Por vezes, os Centros de Saúde pedem um comprovante de residência ou de identidade. Se não tiver documentos, ainda assim poderá ser possível registrá-lo.

Por que preciso me registrar?

Mesmo que não esteja doente, deverá registra-se em um Centro de Saúde. Existem alguns serviços especializados, os quais só poderá utilizar se estiver registrado. O registro com o Centro de Saúde é gratuito. Assim que estiver registrado, a consulta com o GP é gratuita.

E se for recusado?

O Centro de Saúde pode recusar registrá-lo se viver fora da área abrangida por esse centro ou se as listas estiverem cheias. Nesse caso, peça ao Centro de Saúde para lhe indicar um serviço da Primary Care Trust (PCT) que possa ajudá-lo a registrar-se em outro local.

Se um Centro de Saúde se recusar a registrá-lo, pode pedir para lhe enviarem as razões por escrito. Se achar que lhe foi recusado o registro injustamente, pode reclamar pela equipe de Aconselhamento e Ligação ao Paciente (PALS) (www.pals.nhs.uk).